quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Qual dieta você faz ?


Após emagrecer  7kg creio que essa seja a pergunta que eu mais escuto quando encontro as pessoas a minha volta, e eu sempre digo: Nenhuma. Ai a pessoa ri, me achando à louca, mas eu juro que é verdade!

Em primeiro lugar eu queria deixar claro que sou totalmente contra dietas, principalmente aquelas restritivas que prometem 5kg em uma semana  em que você come peito de peru defumado, queijo minas, café e chá o dia TODO, digo isso por que quando entrei nessa vibe de “Estou muito acima do peso” eu queria emagrecer tudo de uma vez e fui lá, fiz e ainda caí na besteira de caminhar, resultado? Quase desmaiei. Desde então percebi que tudo nessa vida tem que ter tempo, espaço e comprometimento.

Então, o que eu fiz? Reduzi em 85% refrigerantes, frituras, doces e massas. Ao contrário da maioria das pessoas, eu não engordei comendo fast-food  e sim comendo em casa mesmo, o bom macarrão, com arroz e batata com molho branco. Depois elaborei um cardápio de 1200 calorias/dia e comecei a CONTAR tudo o que eu comia (pra isso eu utilizo as benditas notas, acho divertido! Como, anoto no excel e no final do dia tá lá quantas calorias eu como), mas comendo de tudo! Por que eu fiz isso? Simples, por que eu acho que a partir do momento em que nos privamos totalmente de coisas que gostamos, não estamos aprendendo a lidar com elas e sim estamos sendo pressionados a não comer as delicias para obter o TAL do objetivo do peso, e quando você alcança o objetivo o que você faz? COME, COME, COME. Por que você não se reeducou, você se privou e continua sem saber comer, só que alguns kg mais magra/magro.

E o dia do lixo?
Pra quem não sabe, dia do lixo é um dia que inventaram pra burlar a dieta!  O dia da pizza, da cerveja, do fast-food, do churrasco, enfim, o dia de comer o que quiser. E eu acho a maior besteira do mundo!
Raciocinem comigo: Se uma pessoa não está preparada para inserir esses alimentos no dia-dia de forma educada, imagina você dar um dia inteiro pra ela se esbaldar e dizer “ó, come, mas moderado tá”, rapaz, ela vai se fartar... enfiar o pé na jaca MESMO!  Por que penso assim?

Simples! Uma pessoa que está preparada para comer os alimentos não tão saudáveis que existem pro ai, não precisa de um dia da semana pra isso, ela pode muito bem fazer isso sem ao menos perceber, creio que o dia do lixo ainda gera uma ansiedade desnecessária.

Resumindo:
Se quer emagrecer e se manter magra, aprenda a comer moderadamente, controle o que come, anote, faça exercícios, beba muita água e tenha comprometimento que você não está atrás de um corpo sarado e sim de uma vida saudável.

3 comentários:

  1. Nunca consegui seguir qualquer tipo de dieta. Também acabo reduzindo os doces e frituras do dia-a-dia quando vejo que a balança aumentou, ou a calça apertou... haha

    Lua, adorei seu blog!
    Tô seguindo.
    Beijocas!
    http://mairacaetano.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lua, eu faço o mesmo que você. Não sigo nenhuma dieta passada por nutricionistas, mas eu sei o que comer, quando comer e quanto comer. Claro que tem aqueles alimentos que devemos evitar ao máximo, pois, nem em pouca quantidade fazem bem. Quanto ao dia do lixo, ele tem uma fundamentação, serve para o seu corpo não se acostumar com a dieta que você tá fazendo, mas isso não significa que você vai sair por aí a torto e a direito comendo um monte de porcaria calórica. Você vai comer algo que habitualmente não estaria na sua dieta. Ex.: macarrão, feijão, um pedacinho de lasanha, etc. Mas nada de exageros! Seu blog é lindo ;) Amei e to seguindo =)

    ResponderExcluir
  3. Lua amei, amei tudo mesmo.
    Layout, jeitinho de escrever, os gostos tão similares aos meus e quando venho ler sua postagem: BANG! Senti como se eu tivesse escrito cada linha.

    Parabéns pelo blog e parabéns por estar no caminho certo, pra mim vai ser um prazer imenso te acompanhar, acredite!:)

    Beijo beijo

    ResponderExcluir